5 formas de promover o seu Festival de Música através das Redes Sociais

As redes sociais são, hoje em dia, uma ferramenta muito forte no que diz respeito à promoção de eventos musicais, pois o público-alvo de grande parte dos festivais é aquele que mais marca presença na social media.

Faz, então, todo o sentido utilizar estas redes como forma de promover um festival de música e existem várias formas de o fazer, seja através de promoção paga ou passando pela gestão de comunidade e criação de buzz de forma orgânica.

Apresentamos aqui 5 formas de promover um festival de música através das redes sociais!

  1. Vídeos de edições passadas
    O seu festival tem mais do que uma edição? Porque não criar um vídeo ou uma montagem de fotografias que faça um “throwback” das edições passadas e da experiência única que é a participação nesse festival?Não esquecer as pessoas que participaram em anos passados e que têm uma grande experiência para partilhar. Vídeos com testemunhos ou partilha de testemunhos escritos são uma excelente forma de promover e convencer aqueles que ainda não decidiram se o festival valerá a pena. Com estas hipóteses, é possível mostrar que esta é uma experiência única e imperdível!
  2. Concursos e ofertas de bilhetes
    Realização de concursos nas redes sociais nos quais se oferecem bilhetes para o festival.Desta forma, fomenta-se o engagement com a página, utilização de hashtags oficiais e a partilha em massa das publicações, pois os fãs da página quererão convidar os seus amigos.
  3. Remarketing
    Impactar com anúncios as pessoas que visitam o website oficial do evento e que saem sem adquirir bilhete. Manter o festival como algo presente na mente dos potenciais interessados, promovendo assim o awareness em relação ao mesmo.
  4. Experiência mobile
    Tornar o acontecimento partilhável via mobile, seja antes do festival, como durante e até depois, para gerar e tornar duradouro o buzz que envolve o evento. As pessoas devem ter a oportunidade de partilhar a sua experiência in loco de uma forma intuitiva e espontânea, com a criação de hashtags oficiais associadas ao evento.
  5. Imediatismo de informação
    Criação de perfil no Twitter e evento no Facebook para partilhar informação relevante do festival, nomeadamente horários, logística, transportes e tudo mais. Poderá ser também uma plataforma de esclarecimento de dúvidas dos visitantes e o próprio perfil do Twitter poderá ser potencializado como via de partilha de publicações das estrelas do festival e de notícias sobre as mesmas.

 

Há várias formas de potencializar as redes sociais para promover um festival de música. Esta é, acima de tudo, uma forma de chegar ao público-alvo deste tipo de eventos e de comunicar com este da forma mais adequada às suas características. Neste sentido, não tenha receio de utilizar a social media para promover e interagir com os entusiastas dos festivais de música!