Quer saber como aparecer nos primeiros resultados do google?

Como aparecer nos primeiros resultados do google? Subir no ranking do Google

Saber como aparecer nos primeiros resultados do Google é uma mais valia para uma marca, dando-lhe possibilidade de chegar a todos os potenciais utilizadores que ainda não a conhecem.

Porque os resultados de pesquisa que ficam nos três primeiros lugares são, habitualmente, aquelas em que os utilizadores clicam primeiro.

Do mesmo modo, posicionar um site nos primeiros resultados confere uma visibilidade indispensável para quem deseja ampliar a sua presença na internet, gerando mais tráfego não pago para o site, logo, mais negócio.

E quanto melhor posicionado um site aparecer nas páginas de resultados, mais visitas qualificadas vai receber.

Ainda mais, há que ter em consideração a intenção do utilizador e a forma como o conteúdo do site satisfaz a sua necessidade na pesquisa. 

Ou seja, o site deve estar optimizado para que a experiência do utilizador esteja de acordo com o pretendido aquando da pesquisa.

pódium representando como aparecer nos primeiros resultados do google.

Como aparecer nos primeiros resultados do google?

Seja como for, aparecer nos primeiros resultados da primeira página não é coincidência.

Tratam-se de conteúdos identificados pelo Google como sendo de qualidade com base em diversos critérios, nomeadamente Relevância e Autoridade.

Relevância é tudo aquilo que controlamos de uma maneira direta; é aquilo que escrevemos no nosso site.

Por exemplo, são os artigos que publicamos, as páginas que partilhamos, o modo como tratamos a informação constante do nosso site. É o conteúdo e a acessibilidade do mesmo.

A Autoridade é um fator indireto, refletindo como somos vistos por terceiros. É a reputação do site, da pertinência do conteúdo que possuímos.

Daí a importância de sites com qualidade e considerados credíveis pelo Google fazerem ligação com o nosso, através de links.

Da construção natural de ligações de sucesso com sites que sejam fidedignos.

Alguns exemplos de domínios com autoridade são, por exemplo, as terminações .gov, .edu, .org ou .wiki.

Esta construção ou link building tem de ser orgânico, sendo que bons conteúdos levam à partilha do nosso site e consequentemente à sua subida no ranking do Google.

Cerca de 75% dos utilizadores não passam dos três primeiros resultados da pesquisa, daí a importância de atingirmos estes patamares.

Como aparecer nos primeiros resultados do google? A relevância de certas palavras: as Keywords

É importante verificar se estamos presentes em primeiro lugar para os termos e keywords que as pessoas – o público alvo – mais pesquisam.

Acima de tudo porque só assim poderemos retirar valor desta posição.

O Google analisa, por exemplo, o dwell time, ou seja, o tempo que passamos num site, após uma pesquisa, antes de voltar ao motor de pesquisa.

O tempo passado no site ajuda o Google a perceber a relevância do mesmo.

Interessa, assim, que uma vez tendo ‘atraído’ o utilizador para o site, este aí permaneça, devido a ter encontrado a informação que procurava.

Os primeiros lugares no Google, como qualquer outra posição na pesquisa natural são resultado de bom conteúdo criado e publicado.

Como aparecer nos primeiros resultados do google? Como funciona o algoritmo

Para melhorar o ranking de um site e tentar que este chegue aos primeiros resultados é fundamental apostar no trabalho de SEO – Search Engine Optimization.

Criar uma forma de tornar o site o mais relevante possível, aos olhos dos motores de busca.

É importante perceber os critérios do Google, por exemplo:

– limitando pop ups;

– tendo em atenção o tamanho da fonte utilizada nos conteúdos, para que seja de fácil leitura;

– usando vídeos e imagens para que a informação seja passada de uma forma clara e atraente.