Mais do que uma palavra trendy, influenciador digital (digital influencer) é uma profissão. Este termo tornou-se muito famoso graças às redes sociais. Os influenciadores digitais dão escala ao alcance das suas opiniões e tornam-nas facilmente localizáveis através do conteúdo que produzem para seus blogs, sites, canais no YouTube e/ou redes.
Como transformam, os influenciadores digitais, esse conteúdo em dinheiro? Basicamente, com publicidade e parcerias. Eles afetam os consumidores nas três fases do processo de compra: reconhecimento (dar a conhecer), consideração (fazer gostar) e tomada de decisão (fazer comprar).
Mas associar um rosto a uma marca requer todo um processo estratégico, que passa por vários pressupostos. É necessário que exista o mach perfeito entre a presença online do influenciador e o perfil e target da marca; a partilha que é feita pelo influenciador tem de ser criativa, genuína, transparente e próxima de forma a criar o maior engagement possível; e a monitorização e medição dos resultados têm de possibilitar uma análise fidedigna do impacto da ação, em real time, para que os conteúdos possam ser testados, alterados ou otimizados no timing certo.
Sem dúvida que os influenciadores digitais são as mais recentes vozes das marcas, e mais o serão se souberem amplificar a sua presença em multiplataformas. De qualquer das formas, não podemos dizer que agora só os influenciadores sociais é que funcionam. Os outros meios continuam a ter o devido impacto em função da audiência que têm. Para ser realmente eficaz e contribuir para a concretização dos objetivos das marcas, a influência deverá ser feita de forma integrada.